A Comissão de Minas e Energia vai convidar para audiência pública o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Josias Matos de Araújo, para prestar esclarecimentos sobre o apagão elétrico ocorrido no dia 10 de novembro. A audiência foi aprovada nesta quarta-feira (18/11), porém ainda não tem data marcada.
Para justificar a reunião, o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) citou matéria publicada no jornal Estado de S. Paulo que informou as consequências do apagão de energia e lembrou que as últimas panes elétricas ocorreram em 2005 e 2007, atingindo os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Por causa do contexto, disse o deputado, é necessário receber esclarecimentos sobre o apagão. "Essa é o terceira pane no governo atual, o que reforça a necessidade de se investigar quais as medidas que estão sendo adotadas para evitar problemas futuros", disse. Ainda para Paulo Bornhausen, é preciso identificar se os repetidos apagões foram por causa do clima ou por falha administrativa.
(Agência Câmara, com colaboração de Laís Braz, Agência Câmara, 19/11/2009)