Foi aprovado nesta quarta (18/11) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado o projeto de autoria do senador Augusto Botelho (PT), que autoriza o aproveitamento de recursos hídricos do rio Mucajaí, incluído o seu potencial energético. O objetivo principal do projeto é construir a usina do Paredão. As informações são do jornal Folha de Boa Vista.
De acordo com o parlamentar, a hidrelétrica constituirá uma fonte alternativa de energia e evitará a instalação de usinas termelétricas, que fazem uso de combustível caro e poluente. Botelho propõe que as comunidades indígenas possivelmente afetadas com o projeto sejam ouvidas por meio de audiências públicas acompanhadas pela Assembleia Legislativa de Roraima.
O projeto ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado para depois ir à Câmara dos Deputados. O relator do projeto, senador Papaléo Paes (PSDB/AP), sugeriu que a hidrelétrica no rio Mucajaí seja construída pelo Poder Executivo com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ainda por meio de parcerias com o setor privado.
(Amazonia.org.br, 19/11/2009)