No sábado, foram liberados R$ 2 milhões para reconstrução de escolas. Estado tem 28 municípios em situação de emergência, diz Defesa Civil
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, informou neste domingo (22/11) que será ampliada a "força-tarefa" para a reconstrução de áreas do estado atingidas pelas chuvas. O objetivo é fazer com que a ajuda chegue mais rapidamente às vítimas. Atualmente, 28 municípios estão em situação de emergência no Rio Grande do Sul.
A força-tarefa permite que o governo gaúcho busque ajuda do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. No fim de semana, o estado liberou R$ 2 milhões para a reconstrução de escolas no Litoral Norte e também no município de Gravataí. Segundo a Defesa Civil gaúcha, 1.940 cestas básicas, 650 kits de limpeza e mais de 41 mil telhas foram distribuídas no mês de novembro.
O temporal de quinta-feira (19), o mais forte do mês, deixou cerca de 15 mil residências danificadas. De acordo com informações do mais recente boletim da Defesa Civil, cerca de 7 mil pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas. Cerca de 47 mil residências e lojas estão sem energia elétrica no estado, segundo as concessionárias do setor no Rio Grande do Sul.
(G1, 22/11/2009)