Desde início da epidemia, 225 pessoas foram internadas em UTIs. OMS descarta que vírus em circulação no país seja uma mutação
As autoridades de saúde ucranianas confirmaram a morte de 374 pessoas devido à epidemia de nova gripe e a outras doenças respiratórias que atingem o país desde o final de outubro, informou neste domingo (22/11) a agência "Unian". Nos últimos dias, 11 pessoas morreram, segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde ucraniano em sua página na internet e atualizados até o dia 21.
Desde o começo da epidemia, mais de 1,599 milhão tiveram gripe, das quais 22,9 mil foram infectadas nos últimos dias. Foram hospitalizadas 93,866 mil pessoas desde o início da epidemia - 2,409 mil nos últimos dias -, das quais 225 estão na UTI.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou no último dia 17 que o vírus causador da epidemia da nova gripe na Ucrânia é geneticamente similar ao que foi isolado em outros países e que serviu para a elaboração da vacina. Assim, descartou-se o temor de que o vírus achado nas pessoas infectadas na Ucrânia pudesse ter sofrido mutação, criando um novo variante da nova gripe o que teria colocado em questão a utilidade da vacina.
(EFE / G1, 22/11/2009)