Os fortes ventos com chuva que atingiram o Estado neste final de semana provocaram estragos nas cidades de Santa Maria, Júlio de Castilhos e São Pedro do Sul. Em Santa Maria, a força do vento provocou quedas de árvores e interrupção de energia eletrica durante a madrugada de domingo. Na rua Santa Catarina, região Oeste do municipio, o piso da garagem de uma residência cedeu. Na Cohab Tancredo Neves, uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência na quadra 28, o mesmo que ocorreu na localidade de Cerrito, próximo à BR-158.
Em Júlio de Castilhos, 10 árvores caíram sobre a pista da BR-158. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestou apoio e o trânsito ficou interrompido durante a madrugada de domingo por quatro horas. Na BR-287, divisa entre os municipios de Santa Maria e São Pedro do Sul, seis árvores caíram sobre a rodovia. Já em São Pedro do Sul, a força do vento destelhou 60 residências. As vilas mais atingidas foram Progresso, Gaúcha e Santo Antônio.
Santa Rosa tem centenas de desabrigados
A chuva que atingiu Santa Rosa, no Noroeste do Estado, no início da manhã de domingo (22/11), alagou 150 casas, de vilas e bairros da cidade. Centenas de pessoas estão desabrigadas. Os bairros atingidos foram Planalto e Auxiliadora, e as vilas Piekala, Nova, Santa Inês, Bom Retiro e Flores. A chuva, de 130mm em cinco horas, fez as águas do rio Pessegueiro, que corta a cidade, invadirem as residências.
Segundo a Defesa Civil, apenas na semana passada, choveu 200mm na cidade. O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 100 chamados apenas na manhã de domingo. Os desabrigados são levados para os pavilhões do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.
No início da tarde, 80 pessoas estavam no local. A vice-prefeita da cidade, Sandra Padilha, que coordena o encaminhamento dos atingidos pela enchente, diz que há resistência de alguns moradores: “alguns não querem sair de suas casas, outros estão na casa de vizinhos”. A Prefeitura distribui alimentos aos atingidos. Continua chovendo na cidade.
(Por Renato Oliveira e Felipe Dorneles, Correio do Povo, 22/11/2009)