Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas de milhares foram evacuadas depois das inundações causadas pelos fortes chuvas registradas na Malásia e Tailândia nos últimos dias, informaram hoje as autoridades tailandesas.
Uma criança de dois anos se afogou na província de Songkhla, no sul da Tailândia, onde várias regiões foram declaradas em estado de calamidade pelo Governo. Vários dias consecutivos de fortes chuvas inundaram amplas áreas das províncias de Songkhla, Phattahalung, Trang e Narathiwat do sul da Tailândia.
O temporal também causou uma brusca queda das temperaturas em Kalasin, no noroeste do país, onde o termômetro caiu entre seis e nove graus centígrados nas zonas montanhosas. As províncias do norte da Malásia também sofreram os efeitos das intensas precipitações, com milhares de pessoas afetadas, informa a imprensa local.
Centenas de pessoas morrem todos os anos no Sudeste Asiático em enchentes, inundações e deslizamentos de terra que acontecem durante a época das monções, também conhecida como a estação chuvosa.
(EFE / UOL, 22/11/2009)