Cachoeira do Sul possui a maior indústria com capacidade de produção de biodiesel no país, a Granol - capaz de esmagar até 600 mil toneladas de soja produzir até 335,9 milhões de litros do produto anualmente. Baseado nestes dados e no desempenho da empresa nos últimos leilões do produto promovidos pelo Governo Federal - vencendo a maior parte dos contratos da Agência Nacional de Petróleo, o deputado estadual Mano Changes protocolou na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei para tornar Cachoeira a Capital Nacional do Biodiesel.
A ideia de declarar a cidade capital nacional do biocombustível nasceu em diálogos com o vereador Julinho do Mercado, colega de partido de Changes, que o colocou a par do noticiário local sobre o desenvolvimento do município a partir da Granol - que emprega atualmente cerca de 270 funcionários. O deputado aproveitará sua vinda hoje à cidade para visitar a indústria cachoeirense, que recentemente foi contemplada com um financiamento de R$ 34 milhões do Fundo Operação Empresa (Fundopem), montante que será usado na modernização e ampliação da planta industrial da Granol em Cachoeira. A visita de Changes à Granol deve acontecer às 14h, com a presença também do vereador Julinho.
PARCERIA - Julinho e Changes firmaram uma parceria de sucesso este ano para alertar os estudantes da rede estadual de ensino de Cachoeira do Sul contra os perigos do mundo das drogas, com ênfase no combate ao consumo de crack - que tem vitimado milhares de jovens no país, vítimas da violência do tráfico ou do próprio vício. O deputado, que é músico de uma das principais bandas gaúchas, fará hoje a segunda apresentação na cidade, a partir das 9h, do projeto Hip Hop nas Escolas - onde aborda o tema com uma linguagem de fácil entendimento pelos jovens. Changes apresenta números da violência causada pelo crack e no final do encontro, em parceria com os estudantes, produz uma canção para alertar a gurizada a ficar longe das drogas.
(Por Vinícius Severo, Jornal do Povo, 20/11/2009)