Foi instaurada nesta quarta (18/11) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Amapá que irá investigar denúncias de irregularidades nas atividades de empresas mineradoras do Estado. As informações são do Diário do Amapá. A CPI foi proposta pelo deputado estadual Ruy Smith (PSB), com o objetivo de verificar o impacto socioambiental e econômico dos projetos instalados nos municípios de Amapari (AP) e Serra do Navio (AP).
A comissão será dirigida pelo deputado estadual Alexandre Barcellos (PSDB) e terá na vice-presidência o deputado Zezé Nunes (PV). O relator será Moisés Souza (SC) e os deputados Eider Pena (PDT) e Kaká Barbosa (PT do B) foram indicados como membros da CPI. Os integrantes da comissão vão se reunir às terças-feiras no Plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 15h. O primeiro encontro acontece na próxima terça, dia 24.
Segundo Barcellos, na primeira sessão será recebida a documentação das denúncias para que se definam ações e pessoas que serão convocadas a depor. Também será votada a proposta do deputado estadual Ruy Smith, de que sejam nomeados dois suplentes ao invés de um, para que os trabalhos da comissão não sejam prejudicados por eventual ausência do titular.
A comissão também vai debater a criação de uma equipe técnica para assessorá-la em seus trabalhos, com a elaboração de pareceres por profissionais de Geologia e Engenharia Florestal.
(Amazonia.org.br, 19/11/2009)