Enquanto a tormenta balançava Porto Alegre na tarde de ontem, três jovens protagonizaram cenas raras vezes vistas no Arroio Dilúvio. Os publicitários Ricardo Dullius, 22 anos, e Juliano Didonet, 21 anos, e o designer de pranchas de surfe Nelson Pinto, 22 anos, surfaram nas águas poluídas.
Acostumados a enfrentar as ondas do litoral gaúcho, os três amigos estavam na casa de Ricardo, no bairro Petrópolis, e resolveram pôr em prática a ideia de outro amigo: surfar no Dilúvio. Na esquina da Rua Lucas de Oliveira com a Avenida Ipiranga, o trio se preparou. O primeiro a cair na água foi Nelson. A manobra era ficar de pé no trecho em que o leito tem um desnível, onde se forma uma onda. O designer passou segundos em cima da prancha e foi resgatado por uma corda amarrada a ele.
– A correnteza estava muito forte. Ficamos com receio, mas depois que Nelson foi, a gente caiu também. Valeu a pena – disse Ricardo.
Vestidos com roupas especiais de surfe, eles não se preocuparam na hora com o risco de doenças ou a reação de familiares. Filmaram e fotografaram todo o feito. A cena de um surfista em meio à enxurrada do Dilúvio atraiu curiosos. Os amigos depois postaram na internet, via Twitter, as imagens e o vídeo da aventura. A façanha do trio logo virou uma febre, com 5 mil visualizações até a noite de ontem.
(Zero Hora, 20/11/2009)