A chegada da frente fria trouxe um intenso vendaval para Porto Alegre por volta da 13h desta quinta-feira, 19. Conforme informações do Sistema Metroclima e da MetSu lMeteorologia, trata-se do mais grave temporal de vento - não relacionado a ciclone extratropical - dos últimos anos na área metropolitana e no Litoral Norte, comparável à onda de tornados da noite de 11 de outubro de 2000.
As rajadas de vento no começo da tarde chegaram a 96 km/h no Aeroporto Salgado Filho, mas devido ao efeito da topografia da cidade, seguramente, oscilaram entre 100 e 120 km/h em alguns pontos da Capital. As principais rodovias de acesso à cidade (BR-116, BR-290 e RS-040) registram queda de árvores sobre a pista. Ao vento, que acompanhou a passagem de uma nuvem-arco, seguiu-se chuva forte com relatos de observadores da MetSul de breve queda de granizo miúdo em alguns bairros de Porto Alegre como Chácara das Pedras e Jardim Ipiranga.
O vendaval atingiu toda a área metropolitana. Na Base Aérea de Canoas, a rajada máxima foi de 99 km/h. O vento causou a morte de um operário na cidade. O tempo deve seguir instável agora à tarde na Capital e área metropolitana com pancadas de chuva forte em alguns momentos, acompanhadas de trovoadas, já que o radar meteorológico mostra ainda fortes núcleos de instabilidade se aproximando de Porto Alegre.
(Prefeitura de Porto, 19/11/2009)