A forte chuva que atingiu a cidade no início da tarde desta quinta-feira, causou muitos danos. A Defesa Civil recebeu mais de 100 chamadas e foram atendidas mais de 20 ocorrências. Acompanhe o quadro de prejuízos e ações da prefeitura. Em alguns pontos, o vento chegou a 100 quilômetros por hora. A zona Leste foi a mais atingida: árvores caídas, destelhamentos e queda de muro.
Defesa Civil
Agentes da Defesa Civil atuaram nos seguintes casos:
Destelhamento - Rua Juazeiro, 193; parada 19 da Lomba do Pinheiro; Rua 11, casa 201, vila Cefer I; Estrada Cristiano Kraemer, 900, acesso A: cinco casas destelhadas; rua Alberto Gallia, 1260, casa 52, beco C. A Defesa Civil já forneceu lonas para cobertura dos telhados.
Plantão 24 horas no telefone (51) 3268-9026.
Queda de árvores - Rua Dr. Idelfonso, 551, árvores caíram sobre o terreno da Fase; rua Carvalho de Freitas, 200, houve atendimento dos Bombeiros; rua Pereira Neto, 1902, árvore caiu sobre casa e atingiu edifício; rua Dormênio, 126, bairro Santa Tereza; rua Gorki, 37, bairro Cavalhada, árvore caiu sobre casa e rede de alta tensão: Rua Amazonas, s/nº, bairro Pitinga.
Queda de muro - Na avenida Brasil, 752, parte da fachada de um prédio antigo desabou e houve uma vítima fatal.
DMAE
Em função do temporal, várias estações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão desligadas por falta de energia elétrica. Já está ocorrendo desabastecimento em algumas regiões da cidade. A CEEE não deu previsão de quando o fornecimento de energia elétrica será restabelecido. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 115.
EPTC
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está com todo o seu efetivo nas ruas. Cerca 350 agentes de trânsito em diversos pontos da Capital, para minimizar os estragos da chuva e dos ventos. Sinaleiras com falta de energia, queda de árvores, acidentes envolvendo veículos com danos materiais e placas caídas pelo ventos são as principais ocorrências atendidas pelos agentes de trânsito. O monitoramento também está sendo realizado pelas 18 câmeras da Central de Monitoramento.
Na avenida Brasil, entre as avenidas Farrapos e Pernambuco, onde houve a queda de um muro e uma vítima fatal, o local foi bloqueado e o desvio está sendo realizado pela Sertório com Ceará. Alguns bloqueios momentâneos são promovidos, como nas ruas Antônio Carlos Tibiriça, na Assis Brasil com a Sertório, Ipiranga, em alguns pontos, e João de Oliveira Remião, entre outras.
A orientação da EPTC é para que a população aguarde em locais seguros e evite o deslocamento pelas ruas da cidade. Para quem está trafegando pelas vias, a orientação é redobrar a atenção e evitar freadas bruscas ou manobras indevidas.
A EPTC atende 24 horas pelo telefone 118.
Veja fotos da avenida Ipiranga, onde o trânsito foi interrompido no sentido centro-bairro, em função da queda de uma árvore da grande porte.
SMAM
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) trabalha com todas as equipes para atender diversas ocorrências de queda de galhos e árvores. Estão mobilizados, em regime de plantão, 82 operários. A queda de uma grande árvore próximo à PUCRS ocasionou a obstrução da avenida Ipiranga, sendo a ocorrência de maior gravidade. A prefeitura já trabalha no local.
DEP
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está com todas as equipes nas ruas. Até o momento foram solicitados atendimentos em pontos como as avenidas Vicente Monteggia, Tramandaí, Bento Gonçalves, Padre Cacique, Sertório e A. J. Renner. O DEP atende chamados pelo fone 3289-2200.
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o atendimento nos postos de saúde da Restinga está suspenso devido à falta de energia elétrica. Os usuários que precisarem dos serviços podem procurar o pronto-atendimento do bairro (rua Álvaro Difini, 520).
O ambulatório do Hospital Materno-infantil Presidente Vargas (HMIPV), que havia interrompido a realização das consultas especializadas, já retomou o atendimento. As pessoas que não puderam consultar devem reagendar as consultas a partir de amanhã, 20, pelos telefones 3289-3321 ou 3289-3251.
SMOV
As equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) estão em serviço de apoio às ações da Defesa Civil e da Brigada Militar. Neste momento, uma retroescavadeira e um caminhão tombadeira estão auxiliando os bombeiros na retirada dos entulhos de parte da fachada de um prédio, localizado entre as avenidas Brasil e Pernambuco, que provocou a morte de uma pessoa.
(Prefeitura de Porto Alegre, 19/11/2009)