O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, recebeu em audiência o prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi, na sede da Secretaria, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (18). Vanazzi solicitou o licenciamento ambiental para o desassoreamento de um trecho do Rio dos Sinos na área urbana do município. A prefeitura necessita realizar os serviços de dragagem para proteger o dique de contenção de cheias, que sofre processos de corrosão e que corre o risco de romper. A alternativa apresentada pelo secretário Berfran Rosado, para garantir a execução das importantes obras, será a Fepam firmar um termo de cooperação com o município para a realização do desassoreamento, após a apresentação de estudos relativos aos impactos ambientais.
Berfran tratou da importância da realização do estudo ambiental, apostando que, com a união de forças, parte do problema deverá estar resolvido nos próximos 60 dias. O secretário informou ao prefeito e à comitiva que solicitará a contribuição do Comitê da Bacia Hidográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) para auxiliar a prefeitura na realização do estudo ambiental, informando que a Fepam concederá uma autorização emergencial devido à extensão do problema. "Se a prefeitura tiver que realizar um EIA-RIMA levará muito tempo e a população não pode mais esperar", declarou o secretário Berfran.
Para que a Fepam conceda a autorização emergencial, o geólogo José Ricardo Sanberg, do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam, se reunirá com técnicos da prefeitura de São Leopoldo para auxiliar no detalhamento do documento. Segundo ele, como a prefeitura já tem os recursos, só precisa do aval do órgão ambiental. “A aproximação entre a prefeitura, a Fepam e a Sema é necessária para obra, que é iminente, se realize”, afirmou ele.
O prefeito de São Leopoldo informou que já conta com o financiamento de R$ 55 milhões com recursos do governo federal para a conclusão do sistema de diques de São Leopoldo e de Novo Hamburgo, tendo em vista que o problema das cheias do Rio dos Sinos se agravou nos últimos dois anos. Diante da urgência para solucionar a questão, Vanazzi procurou a Sema para discutir a melhor maneira de acelerar o processo de licenciamento. Participaram do encontro o secretário Municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini, o engenheiro Antônio Geske, do Departamento Nacional de Obras e Saneamento, entre outros.
(Ascom Sema, 19/11/2009)