O conjunto de emissões brasileiras de gases-estufa, calculado em função da população, leva o país a ter uma média individual de emissões de 10 toneladas de carbono por pessoa por ano. O cálculo foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e levou em consideração as grandes emissões de gás carbônico brasileiras. A maioria das emissões do país provêm de: desmatamento, transporte usando combustíveis fósseis e produção industrial.
O desmatamento é provocado, em sua maioria, pelo agronegócio exportador, daí que sua responsabilidade neste problema seja grande. O conjunto de emissões brasileiras de gases-estufa, calculado em função da população, leva o país a ter uma média individual de emissões de 10 toneladas de carbono por pessoa por ano, como informa a Agência Brasil.
A emissão individual média de 10 toneladas por habitante a cada ano coloca do Brasil como o país emergente que tem a maior média do mundo. A China, maior poluidora do mundo ao lado dos Estados Unidos, tem média menor porque tem 1 bilhão de habitantes. O compromisso brasileiro a ser apresentado na Conferência do Clima, em dezembro em Copenhague, é reduzir entre 36,1% e 38,9% suas emissões até 2020.
(Pulsar Brasil, 18/11/2009)