Veículos eram usados para transportar madeira retirada da floresta. Segundo Ibama, material será apreendido e encaminhado a Belém
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão tentar resgatar um comboio de caminhões na Terra Indígena Alto Rio Guamá, a 40 quilômetros de Paragominas (PA). Segundo o Ibama, os índios tomaram os caminhões e tratores usados para retirar e transportar ilegalmente madeira da floresta.
Os fiscais viajaram para o local nesta quarta-feira (18/11). O coordenador da operação, Alex Lacerda, informou que todo o material usado no desmatamento será apreendido e encaminhado a Belém. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal vão apoiar as ações.
Segundo o cacique Sérgio Tembé, os madeireiros aproveitaram a realização da Décima Edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que aconteceu em Paragominas de 30 de outubro a 7 de novembro, para invadir a reserva. Desde então, faziam a derrubada da mata. De acordo com o Ibama, a Terra Indígena Alto Rio Guamá já teve um terço da sua área de 257 mil hectares desmatada por madeireiros, produtores rurais e até traficantes. Cerca de mil índios vivem na área protegida, que reúne três aldeias.
(G1, 18/11/2009)