No decorrer desta quinta-feira, de acordo com a MetSul, uma frente fria que avança pelo Estado e o encontro com a atmosfera quente e úmida trará chuva forte e torrencial. Há risco de novos alagamentos e queda de granizo. Algumas destas tempestades poderão trazer mais danos estruturais e transtornos à população. Para as regiões Centro e o Norte do Estado, o que inclui Porto Alegre e região Metropolitana, o risco maior é para a tarde e a noite de hoje. Na sexta-feira, com o avanço de ar mais seco e frio, o tempo pode melhorar na Metade Sul, mas a instabilidade prosseguiria na parte Norte gaúcha. No fim de semana, novas e fortes áreas de instabilidade deverão voltar ao RS, trazendo chuva forte.
A tempestade da madrugada de ontem piorou a situação das seis cidades gaúchas que estão em situação de emergência deste o final de semana passada (Coronel Barros, General Câmara, Taquara, São Sebastião do Caí e Minas do Leão) e provocou estragos principalmente na regiões do Vale do Rio Pardo e Campanha. Na Capital, a madrugada foi de pânico para muitos moradores. Chuva e vento fortes causaram destruição em vários pontos. Quatro residências desabaram, outras foram interditadas pela Defesa Civil Municipal por risco de queda de casa e de muro. Árvores e postes de energia elétrica caíram e casas foram destelhadas.
No condomínio Jardim Teresópolis, situado na rua Carvalho de Freitas, o vigilante Pedro Roberto Marques de Carvalho sofreu ferimentos leves depois que uma árvore de mais de 10 metros de altura caiu sobre a guarita onde ele trabalhava. A vítima foi levada ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) para atendimento.
A avenida Cruzeiro do Sul ficou interrompida por algumas horas depois da queda de outra árvore. A via foi liberada no final da madrugada, depois da ação do Corpo de Bombeiros. Em um beco da rua Dário Totta, bairro Nonoai, o casebre de madeira, pertencente a Ana Mercedes, 68 anos, foi totalmente destruída por um incêndio. O fogo começou com um curto-circuito, provocado pela junção e dois fios elétricos, devido ao vento. Com a queda de postes e cortes de fios, ficaram sem luz moradores de diferentes bairros da cidade, principalmente Petrópolis, Partenon, Glória e Teresópolis. As equipes da CEEE iniciaram os reparos ainda de madrugada. Os bombeiros também invadiram a manhã de ontem atendendo a dezenas de chamados.
(Correio do Povo, 19/11/2009)