A Prefeitura de Campo Bom recebeu da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) o repasse de R$ 30,49 mil para a execução do projeto de Recomposição da Mata Ciliar da Bacia do Rio dos Sinos. O convênio firmado, que terá a contrapartida de R$ 9,16 mil do município, é uma demanda da Consulta Popular de 2008. De acordo com o secretário Berfran Rosado, o governo Yeda resgatou a credibilidade deste instrumento, que é a Consulta Popular, que já estava desacreditado pela população pelos atrasos na execução financeira. "Além de honrar os compromissos da Consulta Popular, o governo apoia ações em área tão vital para a humanidade como é a ambiental", declarou.
A Prefeitura propôs uma ação efetiva de recomposição da mata ciliar, buscando a parceria e a união entre instituições, recursos financeiros, infra-estrutura e a logística necessária para a implantação do projeto bem como o compromisso e a responsabilidade de proprietários de áreas ribeirinhas. Entre os objetivos específicos consta o envolvimento dos diferentes segmentos da sociedade e o estabelecimento dos métodos de cooperação mútua.
O projeto prevê a formação de parcerias com diversos segmentos da sociedade, empresas, instituições de ensino e associações de bairros. As áreas a serem recuperadas receberão visitas periódicas dos técnicos da Emater, que farão o acompanhamento da evolução das áreas destinadas ao projeto.
Segundo Berfran Rosado, as margens dos rios são de grande importância ambiental, já que desempenham diversas funções relacionadas à proteção dos recursos hídricos e à manutenção da biodiversidade e sua vegetação. “A recuperação das margens possibilitará uma mudança de comportamento dos moradores ribeirinhos, ainda impactados, negativamente, com o acidente ambiental, que resultou na morte de toneladas de peixes no Rio dos Sinos", afirmou.
(Ascom Sema, 18/11/2009)