O consultor para área de saneamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), engenheiro José Cisternas, acompanhou, ontem, 17, o avanço das obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) que estão em andamento na Capital. O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, apresentou ao representante do BID o site do Pisa, como ferramenta para consultas sobre o projeto.
Com engenheiros responsáveis pelo projeto, Cisternas visitou obras como a Chaminé de Equilíbrio da Ponta da Cadeia (próxima ao Gasômetro), e pontos estratégicos, entre eles o Arroio Cavalhada e sua nascente, a avenida Cavalhada e proximidades do Estaleiro Só, futuro local de instalação da EBE C1 (Estação de Tratamento de Esgoto).
Segundo Geraldo Leal, coordenador do Pisa na prefeitura, Cisternas vem acompanhando o Socioambiental desde a concepção do projeto, quando este ainda estava em estudo. “Também é um dos objetivos da vinda do técnico a coleta de dados sobre o Sociambiental para uma missão do BID, que vem à Capital na próxima semana e que será responsável pela liberação de parte dos recursos para o andamento das obras”, ressaltou Leal.
(Prefeitura de Porto Alegre, 18/11/2009)