Três linces, chamados Fado, Fresno e Fresa, provenientes da Espanha, chegaram na segunda-feira (16/11) ao Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Portugal, elevando para dez o número destes animais no local, informou o ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade).
Segundo a instituição, os três linces foram transferidos do Centro de Cría El Acebuche, do Parque Nacional de Doñana, na Espanha, onde nasceram, em 2009. Fresno e Fresa são irmãos e, durante a tarde de ontem, exploraram os recantos da jaula que dividem na nova casa, que tem um hectare.
No final da tarde, Fado, o macho que recebeu este nome para celebrar a entrada de Portugal no programa ibérico de reprodução de linces em cativeiro, "dormia tranquilamente no seu cercado", informou o ICNB.
Esta foi a quarta transferência de linces dos centros de reprodução localizados na Andaluzia. Azahar foi o primeiro a ser levado para o centro em Silves, em 26 de outubro, e veio transferido de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Até 1º de dezembro deve estar concluída esta fase de transferência de linces para Silves. O centro português deve ficar responsável por 16 dos linces que integram o programa ibérico de reprodução em cativeiro desta espécie ameaçada de extinção.
(Folha Online / AmbienteBrasil, 18/11/2009)