Senadores da oposição conseguiram aprovar na tarde desta terça (17/11) novo requerimento convidando os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, para comparecer à Casa para falar sobre o blecaute ocorrido na semana passada. Como é apenas um convite, os ministros não são obrigados a ir ao Senado.
O requerimento, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), presidida pelo também tucano Eduardo Azeredo (MG). De manhã, o mesmo requerimento havia sido apresentado pela oposição na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). No entanto, os governistas conseguiram número suficiente para derrubar a proposta.
Já na CRE, a oposição aproveitou o pequeno número de senadores presentes. Como estava em maior número, colocou o requerimento em votação novamente e conseguiu aprová-lo. Ontem (16), a Comissão de Infraestrutura da Casa também aprovou requerimento convidando Lobão e Dilma para explicar as causas do blecaute.
Contudo, a proposta, de autoria do senador Fernando Collor (PTB-AL), propõe a realização de duas audiências públicas em que serão ouvidos, antes dos ministros, outras 18 pessoas, entre técnicos e professores especialistas no setor.
(Por Ivan Richard, com edição de João Carlos Rodrigues, Agência Brasil, 17/11/2009)