Presidente do PSOL descarta disputar a Presidência e diz que seu objetivo é voltar à cadeira que ocupou até 2007
A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, disse nesta terça (17/11) em entrevista à Folha que a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (PV), é o único nome capaz de promover o debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social. Excluindo-se da disputa ao Planalto em 2010, ela deixou claro que seu objetivo é voltar ao Senado, onde ocupou uma cadeira entre 1999 e 2007.
"Quem, como eu, move os passos políticos independentemente da dinâmica e contas eleitorais se sente na feliz obrigação de apoiar Marina", disse. "Marina é o nome que tem condições de fazer esse debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social. Qualquer outro nome que o faça é de um artificialismo eleitoreiro que beira ao cinismo", completou.
Sem citar nomes, Heloísa criticou os colegas de partido contrários à coligação com o PV. "A medíocre matemática eleitoral não pode mover os passos de um partido como o PSOL", afirmou. Apesar de defender a aliança com Marina, ela disse que não vai passar por cima das discussões do partido. Na quinta passada, o PSOL divulgou nota ressaltando que a decisão sobre a sucessão presidencial se dará numa conferência eleitoral em março do ano que vem.
Informada sobre as declarações da presidente do PSOL, a senadora Marina Silva disse que se esforçará para fazer o PV de Alagoas apoiar o retorno de Heloísa Helena ao Senado. "Vamos superar as dificuldades passo a passo. Para nós, é muito importante o apoio do PSOL ao nosso projeto", afirmou.
Heloísa é atualmente vereadora em Maceió. Apesar de integrantes do partido defenderem seu nome para a disputa do Planalto, ela planeja voltar a Brasília. "Eu me sinto na obrigação de ser candidata aqui no Estado de Alagoas porque existe uma pressão generalizada do povo alagoano", disse.
O atual líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) aparecem como principais adversários de Heloísa: "Será uma carnificina. Vão fazer qualquer coisa para me derrotar, pois controlam o poder econômico e midiático".
Dois representantes do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP) afirmaram que vão insistir na candidatura própria do partido. Eles querem que Heloísa seja a candidata, mas, se ela de fato não topar, cogitam lançar nomes alternativos, como o do ex-deputado Plínio Arruda Sampaio.
(Por Adriano Ceolin e Maria Clara Cabral, Folha de S. Paulo, 18/11/2009)