A partir do dia 15 de dezembro, qualquer pessoa poderá acompanhar pela internet as informações sobre a aplicação dos recursos necessários para a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil.
O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputado Silvio Torres (PSDB-SP), informou que a data para o lançamento do portal foi marcada durante reunião dos integrantes da Rede de Informações para Fiscalização e Controle dos Gastos Públicos na Organização da Copa. Além da Câmara, formam a rede o Senado, o Tribunal de Contas da União (TCU) e os Tribunais de Contas de estados e municípios que têm estádios-sede dos jogos.
Silvio Torres explicou que esse grupo de trabalho decidiu adotar um procedimento-padrão para facilitar a consulta às informações. "Os Tribunais de Contas dos estados e o TCU estarão deliberando uma instrução normativa que reforça esse trabalho de fiscalização e obtenção de informações. E dois projetos de lei, um de minha autoria e outro de autoria do senador Renato Casagrande, visam normatizar todo o trabalho de fiscalização dessa rede até o final da Copa de 2014 e das Olimpíadas."
Gastos para Olimpíadas
O parlamentar destacou que o grupo de trabalho já implantado no Rio de Janeiro para fiscalização dos gastos para as Olimpíadas de 2016 vai integrar a mesma Rede de Fiscalização das despesas da Copa do Mundo de Futebol. Por isso, o portal sobre a Copa terá um link para o acompanhamento dos gastos dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
O endereço eletrônico do portal ainda não foi divulgado.
(Por Alexandre Pôrto, Agência Câmara, 13/11/2009)