O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) concluiu hoje, 16, a execução do programa Bota Fora em 2009. A última comunidade atendida pelo programa, por meio do qual são recolhidos entulhos em vilas populares, foi a vila Beco dos Coqueiros, no bairro Rubem Berta, Zona Norte. O trabalho nessa comunidade, iniciado quinta-feira, 12, tinha previsão de conclusão para a manhã de sábado. Devido à grande quantidade de entulho descartada pelos moradores, foi necessário prosseguir o trabalho até 22h de sábado e terminá-lo hoje.
“A partir desta semana, a Divisão de Limpeza e Coleta (DLC) começa a trabalhar no calendário para 2010. Provavelmente reiniciaremos o Bota Fora entre março e abril, mas ele ganha força mesmo na época do Orçamento Participativo”, informa o supervisor de operações do DMLU, Adelino Lopes Neto.
De acordo com levantamento da área técnica do DMLU, foram beneficiadas 199 comunidades de março a novembro, de cujas vias foram removidas 1.870 toneladas de entulhos. Nesses oito meses, o DMLU atendeu em média uma vila a cada dia trabalhado, com o recolhimento de 9,4 toneladas de entulhos por comunidade.
Objetos abandonados - O programa consiste na remoção de materiais dos quais moradores queiram se descartar e que não são recolhidos pelas coletas domiciliar ou seletiva. Isso inclui madeira, móveis, colchões e todo tipo de utensílio que tenha se tornado inútil. O objetivo é evitar que esse lixo seja abandonado nas vias públicas.
O programa divulga previamente para os moradores sobre a chegada da equipe operacional do DMLU. Esse trabalho é feito pela Assessoria Comunitária (Asscom), que percorre as comunidades às vésperas da chegada dos garis, distribuindo folhetos com informações e circulando com carro de som.
(Prefeitura de Porto Alegre, 16/11/2009)