Aconteceu o lançamento do livro "Manual para saber por que O Guaíba é um lago", uma análise integrada de geologia, geomorfologia, hidrografia, estratigrafia e história da ciência feita por Rualdo Menegat e Clovis Carlos Carraro. Os autores autografaram a obra no sábado (14/11), às 19h30min, na Praça de autógrafos da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, Praça da Alfândega.
A discussão é grande sobre se é um rio ou lago, principalmente, quando se trata de construir espigões na orla do único manancial de abastecimento de água para 1,4 milhão de habitantes. O professor de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Ufrgs, Rualdo Menegat, autor do Atlas Ambiental de Porto Alegre, explica que se trata de um lago e também por isto, merece ter as suas margens preservadas, livres da especulação imobiliária.
Para ele, conforme o divulgado em entrevista concedida a um jornal da capital, se forem ocupadas as margens do Guaíba, estaremos acabando com o nosso estoque ambiental. “Uma megacidade como Porto Alegre não precisa de prédios altos para ameaçar o ecossistema e, principalmente, aquele que é o nosso mais importante bem: a água”, disse.
(EcoAgência, 16/11/2009)