Os líderes do Fórum econômico da Ásia-Pacífico (Apec) comprometeram-se neste domingo, em Cingapura, a manter os planos de relançamento até o retorno de um crescimento "duradouro" e apelaram "a um resultado ambicioso" na próxima cúpula de Copenhague sobre o clima.
Após uma reunião de dois dias, os 21 líderes, entre eles os presidentes norte-americano Barack Obama e chinês Hu Jintao, frisaram que "a economia mundial está em fase de retomada, liderada pela região Ásia-Pacífico".
Os líderes consideraram necessário "manter (as) políticas de relançamento até que uma retomada duradoura seja claramente estabelecida", de acordo com a resolução final da 20ª cúpula da Apec. Os enormes planos de relançamento, de várias centenas de bilhões de dólares, "ajudaram a estabelecer as fundações da retoma", mas esta última "ainda não é sólida", citou a mesma fonte.
Os líderes Apec, que representa mais de 50% do PIB mundial, apelaram paralelamente "à rejeição do protecionismo e a manter (os) mercados abertos". A três semanas da cúpula sobre o clima, os líderes da APEC "reafirmaram o seu compromisso em trabalhar para um resultado ambicioso em Copenhague".
No texto não consta como compromisso um objetivo calculado de redução das emissões de gases com efeito de estufa. Apec engloba os três maiores países emissores: a China, os Estados Unidos e a Indonésia.
A reunião de Cingapura é a segunda etapa da viagem de Obama pela Ásia. Ele vai agora visitar a China e posteriormente a Coreia do Sul.
(Lusa / UOL, 15/11/2009)