Fumódromos devem ser extintos, de acordo com novas regras, em caso de desrespeito, estabelecimento leva multa de R$ 1 mil
A nova lei antifumo de Curitiba entra em vigor à 0h da próxima quinta-feira (19/11). Segundo nota da prefeitura, a partir desta data, os fumódromos (espaços exclusivos para fumantes) devem ser extintos e fica proibido o uso de cigarro e outros derivados do tabaco em ambientes fechados de uso coletivo.
Clientes de bares, restaurantes e casas noturnas que desejam fumar devem seguir para a rua, ou frequentar locais com mesas ao ar livre. Essas mesas podem estar protegidas por toldos, mas devem estar a pelo menos dois metros de portas e janelas. Também fica proibido fumar em táxis e shoppings.
De acordo com a nova lei, as tabacarias poderão ter área exclusiva para fumo, pois são estabelecimentos especializados no comércio desses produtos. Mas esses espaços não poderão oferecer serviços de bar e restaurante. Nos condomínios, não será permitido em salas de jogos, academias e perto da churrasqueira.
Em caso de desrespeito à lei, a multa será em nome do proprietário ou gerente do estabelecimento comercial ou do síndico do prédio. O valor é de R$ 1 mil e dobrará em caso de reincidência.
Nas unidades da prefeitura, as novas regras entraram em vigor em 5 de outubro. Não houve resistência em relação à mudança de hábito, segundo o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz. A administração informa que as dúvidas podem ser atendidas no telefone 156, ou pelo 0800-644-0041.
(G1, 15/11/2009)