Por conta da sinalização do governo de excluir o conceito da agricultura familiar das negociações da legislação ambiental, a Contag, principal órgão sindical de trabalhadores rurais do país, ameaça denunciar esse "descaso" à ONU (Organização das Nações Unidas).
O recado da direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura foi encaminhado em carta à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que recentemente negociou uma extensa pauta de reivindicações com a entidade.
"Tal retrocesso à véspera da Conferência Mundial da FAO [braço da ONU para alimentação] nos obrigará a denunciar o descaso do governo com a luta em prol do protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural sustentável", afirma trecho da carta.
Na última quarta, reportagem da Folha revelou que, dois dias antes, o presidente Lula aceitou pedido do Ministério da Agricultura para retirar das negociações o uso do termo "agricultura familiar".
As discussões sobre mudanças no Código Florestal ficarão restritas ao tamanho da propriedade, sem contemplar o conceito de agricultura familiar, que vai além da extensão do imóvel.
(Folha de S. Paulo, 14/11/2009)