O governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), repassou R$ 31,8 mil ao município de Portão para a execução do projeto de recomposição da Mata Ciliar da Bacia do Rio dos Sinos. A contrapartida do município é de R$ 16,4 mil e caberá à Sema fiscalizar a realização do projeto e exigir a prestação de contas do convênio. A demanda é relativa à Consulta Popular.
O objetivo principal é implantar e adensar a vegetação ciliar dos Arroios Boa Vista, Cascalho e Bom Jardim, que somam cerca de 20 quilômetros de cursos de água. O projeto de recomposição da mata ciliar prevê o envolvimento, de forma voluntária, dos produtores rurais, moradores de áreas urbanas, empresas e administrações municipais na recuperação vegetal em áreas de margens em propriedades públicas ou privadas. Deverão ser formados corredores ecológicos, que fornecerão alimento e abrigo às espécies de animais aquáticos e terrestres, além da qualificação do solo, controle de erosões, entre outros benefícios. Nas etapas do projeto haverá acompanhamento das escolas e da comunidade para promover a conscientização ambiental e a parceria para manutenção e monitoramento das mudas em crescimento.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, as margens dos rios são de grande importância ambiental, já que desempenham diversas funções relacionadas à proteção dos recursos hídricos e à manutenção da biodiversidade e sua vegetação. "Além das transformações naturais, a recuperação das margens possibilitará uma mudança de comportamento dos moradores ribeirinhos, ainda impactados, negativamente, com o acidente ambiental, que resultou na morte de toneladas de peixes no Rio do Sinos", comenta.
(Ascom Sema, 13/11/2009)