Representantes de várias secretarias municipais se reuniram ontem para debater a implantação do projeto de Controle da População de Animais em Bagé, previsto para iniciar dia 18 de dezembro.
A iniciativa visa controlar a superpopulação de cães e gatos, além da circulação de animais de grande porte na cidade. A ação integrada entre as secretarias tem o objetivo de diminuir os números de animais soltos nas ruas, acidentes, abandono, agressões, maus tratos e zoonoses. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária em Bagé, Luana Machado da Silva, para que esses itens sejam atendidos estão sendo elaboradas metas de trabalho entre as secretarias.
Até o dia do lançamento do projeto as secretarias ainda devem se reunir mais algumas vezes para definir quais trabalhos específicos serão pertinentes a cada uma delas. Em conjunto, as secretarias devem introduzir programas de controle de animais errantes que representarem risco para a saúde pública, estimulando a guarda responsável. Além disso, também devem promover campanhas de conscientização com relação ao tratamento dado aos animais de tração, além do recolhimento de animais e multa aos responsáveis.
(Jornal Minuano, 13/11/2009)