A eleição foi por consenso entre os participantes da assembleia geral extraordinária, realizada no salão oval da prefeitura, que contou com a presença dos prefeitos de Caçapava do Sul, Zauri Tiaraju Ferreira de Castro; de Pinheiro Machado, Luiz Fernando Leivas; do vice-prefeito de Dom Pedrito, Gilberto Raguzzoni; e de representantes dos municípios de Aceguá e Hulha Negra.
Colombo comemorou o acordo firmado com os outros oito municípios. “Por meio desse consórcio vamos viabilizar recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente”, disse o prefeito de Bagé, informando que já está aprovado projeto pelo qual os técnicos do ministério farão um diagnóstico dos resíduos sólidos das cidades consorciadas. O prefeito destacou ainda que a ideia é ampliar o campo de atuação do consórcio, e incluir projetos nas áreas do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. “Possivelmente, a partir de março, os municípios integrantes do consórcio já poderão usar o aterro sanitário de Bagé, mediante uma taxa para manutenção, conservação e ampliação do local”, acrescentou, lembrando que essa foi uma mobilização que teve início ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi, em dezembro de 2008.
Assembleia
A assembleia foi coordenada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Melo. Durante os trabalhos, foram abordados temas referentes às relações entre os municípios consorciados, o funcionamento do projeto e o destino final dos resíduos. Bagé foi o município indicado para receber os materiais, por já possuir um aterro sanitário com suporte e estrutura para essa finalidade. Melo informou que foi aprovada uma verba do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para um projeto no qual cada município receberá a visita de técnicos a fim de realizarem um diagnóstico para apontar qual seria o melhor destino para o lixo coletado na cidade. A perspectiva é de que o transporte dos resíduos para Bagé inicie em março de 2010.
Na assembleia foram eleitos, ainda, os demais cargos da diretoria que ficaram para os prefeitos de diferentes municípios.
-Vice-presidente: Carlos Renato Machado (Hulha Negra);
- Diretor geral: Zauri Tiaraju Ferreira de Castro (Caçapava do Sul);
- Diretor financeiro: Luiz Fernando Leivas (Pinheiro Machado).
Duplicação
Para o Conselho Fiscal foram indicados os municípios de Aceguá, Candiota e Lavras do Sul. Os cargos deverão ser ratificados na próxima assembleia, marcada para 3 de fevereiro de 2010, em Bagé.
Entretanto, antes dessa data a diretoria executiva deverá se reunir para tratar dos encaminhamentos necessários e pré-estabelecidos. Na reunião, também foi constituída a Comissão Temporária de Estudos Técnicos, que ficará responsável pela realização de um levantamento para a elaboração da previsão de custos para o funcionamento do consórcio e do valor da tonelada do lixo que será depositado no aterro.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente se comprometeu em designar um espaço que abrigará o Escritório Técnico de Apoio ao Consórcio Regional de Resíduos Sólidos.
De acordo com Melo, o transporte dos resíduos dos outros municípios para Bagé duplicaria a quantidade recolhida atualmente para o aterro sanitário, que é de 60 toneladas diárias.
(Jornal Minuano, 13/11/2009)