Defesa Civil elevou hoje a 184 o número de mortos pelas chuvas do fim de semana passado em El Salvador e quantificou em 14.166 o número de pessoas que permanecem em albergues.
O diretor de Defesa Civil, Jorge Meléndez, declarou ao canal 6 da Telecorporación Salvadorenha (TCS) que o balanço dos organismos de socorro mostram um aumento dos mortos com relação aos 157 que tinha informado hoje de manhã .
São também 58 as pessoas desaparecidas e 2.614 que tiveram que deixar suas casas. Intensas chuvas castigaram 5 dos 14 departamentos de El Salvador entre sábado e domingo passado por causa de um sistema de baixa pressão sobre o Pacífico, que aumentou pela passagem do furacão "Ida" pelo Caribe.
As autoridades sanitárias reforçaram os controles nos 129 albergues habilitados para evitar a propagação de doenças como a dengue, gripe A e malária, assim como outras que possam transmitir os roedores.
Meléndez disse que como consequência das chuvas se registraram 176 deslizamentos, 13 grandes inundações e 123 transbordamentos de rios, que afetaram 1.779 casas e destruíram outras 220.
Além disso, resultaram afetadas 24 pontes em diferentes pontos do país. As autoridades locais começaram a distribuir toneladas de ajuda doada por diferentes países e organismos internacionais para atenuar as necessidades básicas dos afetados.
(EFE/ UOL, 13/11/2009)