A China deve reduzir a quantidade de gases do efeito estufa emitidas por unidade de seu Produto Interno Bruto (PIB) --a intensidade carbônica-- em 4 a 5% ao ano na comparação com o nível de 2005, informa o jornal "China Daily".
O jornal em língua inglesa cita as propostas dos especialistas do Conselho Chinês de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, um centro de pesquisas governamental.
As propostas devem ser entregues ao primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, na sexta-feira (13/11) e examinadas antes da conferência internacional sobre mudanças climáticas de dezembro em Copenhague.
Os especialistas calculam a necessidade de uma redução de 4 a 5% anual para que a China possa alcançar as metas em 2050, com uma intensidade carbônica em queda de entre 85 e 90% no meio do século.
Segundo o "China Daily", esta é a primeira vez que a China, terceira economia mundial e maior emissor de gases do efeito estufa, antecipa propostas concretas para combater as mudanças climáticas desde que o presidente Hu Jintao se comprometeu na ONU, em setembro, a reduzir as emissões de CO2.
(France Presse, Folha Online, 12/11/2009)