A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, nesta quinta-feira (12/11), a professora do curso de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Cincinatti (EUA), Carla Chifos. Também estiveram presentes os representantes da Fullbright Commission e o vice-cônsul e adido cultural do Consulado Americano, Scott Whitmore.
As questões ambientais e de funcionamento dos grandes centros urbanos, que geram grande discussão no Século XXI, permearam a exposição de ideias e questionamentos do encontro. De acordo com Carla, “a sustentabilidade é um conceito que não pode ser generalizado, pois varia de um local para o outro. Cada região tem seus costumes. O grande desafio é mudar os comportamentos individuais”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), citou o caso de urbanização crescente do Brasil, em especial após a década de 70, quando houve uma migração do campo para os centros. “As cidades cresceram tanto que surgiram as regiões metropolitanas para suprir este processo”, completou.
A professora citou exemplos de cidades norte-americanas que aplicaram ações visando o meio ambiente e que obtiveram resultados positivos. Enfatizou que o esgotamento pluvial é um dos grandes problemas dos Estados Unidos, gerando altos níveis de poluição. O modelo de infraestrutura verde (eco city) é um dos exemplos que deram certo e que pretende se expandir, visando resolver as questões relacionadas à consciência ambiental dos indivíduos e resolver os problemas de escoamento. Abordou, ainda, a temática do lixo e da reciclagem dos resíduos da construção civil.
O vereador Valter Nagelstein (PMDB) ressaltou a importância da presença da professora e das discussões ambientais, às vésperas de votar o Plano Diretor de Porto Alegre. “Nós ficamos honrados e foi muito útil para enriquecer nosso debate sobre o PDDUA”, salientou.
(Por Vítor Bley de Moraes, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 12/11/2009)