A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e o Núcleo de Criadores de Suínos de Xavantina estão organizando para a próxima sexta-feira (13/11), em Seara, das 9h às 11h, na praça central, uma grande manifestação contra a criação dos megaprojetos na criação de suínos, que vão prejudicar os integrados e pequenos produtores de toda a região. A previsão é de que estejam presentes produtores dos municípios de Seara, Xavantina, Concórdia e Arvoredo.
Esses megaprojetos estão sendo elaborados pela empresa integradora e preveem que um único produtor passe a receber em um chiqueirão de mais de duas mil matrizes. Para se ter uma idéia do aumento, hoje um integrado possui em média 100 matrizes.
Para o coordenador da Fetraf-Sul em Santa Catarina, Alexandre Bergamin, essa mobilização é necessária para alertar a comunidade do grande perigo destes projetos, que a longo prazo, podem trazer sérios prejuízos para os integrados, onde muitos deles vão ter que abandonar a produção. "A mobilização tem o caráter de dialogar com a comunidade sobre esse problema e o que esses megaprojetos significam para as famílias da região", alerta Bergamin.
Esse novo método de integração vai proporcionar que uma única estrutura substitua o trabalho de 25 famílias integradas. A alegação das empresas é a diminuição dos custos da produção, mas os impactos negativos econômicos e sociais para a região são inúmeros. "Um megaprojeto vai gerar em média 20 empregos, em contrapartida vai tirar da atividade uma média de 25 famílias, ou seja, mais de 100 pessoas", afirma.
(Fetraf-Sul / CUT, 11/11/2009)