O Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia da Influenza A (H1N1) se reuniu no início desta semana em Porto Alegre para avaliação dos últimos dados relativos à gripe A H1N1 no Estado. No total, foram notificados 7 480 casos; 1 715 confirmados; 1 246 descartados; 204 óbitos confirmados e 67 casos aguardando resultados laboratoriais.
Na região de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, cuja maior cidade e sede é Bagé, até ontem haviam sido notificados 88 casos, 15 deles confirmados e 14 com resultado negativo. Um dos exames acusou apenas gripe sazonal e nove a incidência de outros vírus. Dos três óbitos ocorridos na cidade considerados suspeitos, dois já foram descartados por exame e outro continua aguardando resultado. Vinte e três casos suspeitos ainda aguardam conclusão com o resultado dos exames. Nenhum paciente foi internado desde o dia 9 de outubro e todos os casos confirmados tiveram boa evolução e cura. Os dados são do setor de epidemiologia da 7ª CRS. De acordo com a responsável, Cândida Brito, é importante manter os cuidados de higiene, mesmo que o vírus tenha dado uma trégua.
Um dos pontos abordados na reunião do Comitê foram os critérios e públicos prioritários para receber a vacina, que deverá estar disponível em março de 2010. O secretário Osmar Terra, que presidiu o encontro, estima que o Rio Grande do Sul deva receber seis milhões de doses, mas este número ainda depende de confirmação. A influenza A H1N1 estará em pauta novamente nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília.
(Jornal Minuano, 12/11/2009)