Projeto itinerante Mata Viva já beneficiou mais de 8 mil crianças por meio de apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e palestras. Em Panambi, projeto beneficia mais 1.500 alunos, 150 pessoas com deficiência intelectual das APAEs e 100 idosos de asilos locais
De 11 a 20 de novembro, a BASF e a Cotripal Agropecuária Cooperativa apresentam, em Panambi (RS), espetáculos teatrais, palestras e oficinas de reciclagem. As apresentações fazem parte das atividades do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental , que visa levar entretenimento e educação ambiental para as comunidades daquela região, por meio de apresentações itinerantes que vem sendo realizadas em diversas cooperativas agrícolas do país.
Nesta edição, além de apresentações para cerca de 1500 alunos de 40 escolas da rede municipal e particulares matriculados na 4ª série, haverá também sessões especiais para pessoas com deficiência intelectual das APAEs (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) dos municípios de abrangência da Cooperativa, bem como a grupos de idosos de asilos locais. Ao todo serão realizadas 16 apresentações, duas vezes ao dia (às 8h30 e às 14h30) na Rua Benjamin Constant, 85.
"A temática ambiental estará presente nos espetáculos teatrais e nas oficinas de arte e de reciclagem, onde as crianças e os idosos terão a chance de refletir sobre cuidados com o uso da água , energia, conceitos de reciclagem e sustentabilidade, todos apresentados de maneira lúdica, por meio de elementos da natureza divididos por biomas", explica Cleber Castro, gerente da regional Passo Fundo da BASF.
"O projeto da BASF, Ônibus Itinerante, vem complementar de modo importante, por se tratar de um trabalho de excelente nível profissional, um projeto de educação ambiental que está trazendo um enorme benefício para a comunidade local. Acreditamos que tudo aquilo que influencia os pequeninos positivamente assegura um futuro melhor para a humanidade", diz Marco André Regis, gerente de Comunicação e Marketing da Cotripal.
A Cotripal e outras cooperativas parceiras da BASF que participam do Programa Mata Viva estão sendo contempladas com diversas ações e projetos educativos para o meio ambiente. O Mata Viva faz parte do Compromisso Cooperar - Programa de Relacionamento do Departamento de Gestão de Clientes da Unidade de Proteção de Cultivos da empresa. O Programa Mata Viva conta com a gestão estratégica da Fundação Espaço ECO, primeiro centro de excelência em ecoeficiência na América Latina.
O Projeto Itinerante já beneficiou mais de 8 mil crianças de comunidades do país . "O sucesso de público das apresentações itinerantes se deve principalmente pelo apoio de cooperativas parceiras e apoiadores do Mata Viva. O comprometimento em difundir os conceitos de adequação e educação ambiental para as crianças por meio da arte e cada vez mais bem aceito por nossos parceiros", diz Vinicius Ferreira Carvalho, gerente de segurança de produtos e responsabilidade socioambiental de Proteção de Cultivos da BASF.
(Texto enviado por E-mail ao Ambiente JÀ, 11/11/2009)