O secretário estadual do Meio ambiente, deputado Berfran Rosado esteve, durante toda a manhã e parte da tarde desta quarta-feira (11/11), participando de reuniões com os técnicos do Banco Mundial, em Brasília, para implementar o projeto RS Biodiversidade. Berfran teve a companhia de técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, já que o projeto esteve, nas fases preparatórias, sob a responsabilidade da Seplag, com a participação da Sema e parceria com a secretaria estadual da Agricultura, Emater e da Fundação de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro).
O convênio entre o governo gaúcho e o Banco Mundial será assinado no dia 1º de março de 2010, com aporte de US$ 5 milhões do GEF (Global Enviroment Facility), que é um fundo global do meio ambiente, e US$ 6,1 milhões do Governo do Estado, sendo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) a Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP).
O RS Biodiversidade visa proteger e recuperar a biodiversidade em propriedades rurais inseridas no Bioma Pampa. O projeto é fundamental para a execução de ações de conservação para garantir a riqueza de espécies e ecossistemas e reduzir as ameaças existentes sobre a biodiversidade. Assim, o projeto piloto será desenvolvido em 13 Unidades Demonstrativas (UDs), que são propriedades rurais que aplicam práticas de manejo eficientes e sustentáveis no seu processo produtivo.
(Ascom Sema, 11/11/2009)