Único dos secretários de Meio Ambiente dos três estados do Sul a participar da reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas ocorrido nesta seguinda-feira (09/11) no auditório do Banco do Brasil, em São Paulo, Berfran Rosado, avalizou a Carta com as contribuições dos Fóruns de Mudanças Climáticas do RS, SC e Paraná. Presente ao encontro, o presidente Lula falou sobre as metas do Brasil, que serão levadas à COP 15, que acontece em Copenhague, Dinamarca, de 8 a 15 de dezembro. Berfran já garantiu presença no evento internacional.
Na carta da região Sul fica evidente que os fóruns apoiam as metas brasileiras de redução de emissões, assim como a redução do desmatamento. Ao mesmo tempo, solicitam que sejam criados fundos, a exemplo do que existe para coibir o desmatamento, também para outros biomas. Ou seja, tão importante quanto a preservação da floresta, é a preservação do Bioma Pampa ou da Mata Atlântica ou, ainda, do Cerrado. O documento também trata de temas como serviços ambientais internacionais, onde os países que preservam, que mantêm a floresta viva, entre outras ações de impacto relevante ao meio ambiente, recebam por estes cuidados.
Berfran aproveitou a ida ao encontro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas para garantir a realização, no RS, da capacitação a ser ministrada pelo FBMC, que trata da mitigação e adaptação ao Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, em escala municipal. A primeira capacitação foi na Bahia, a segunda acontecerá, em dezembro, no Paraná.
1º ECOMMA
Outro tema tratado em nível nacional foi o pedido de apoio ao Ministério do Meio Ambiente para o 1º ECOMMA (Encontro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente) do RS. O evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de março de 2010 em Nova Petrópolis. O ministro Carlos Minc comprometeu-se em apoiar o encontro, enviando palestrantes para debater os assuntos relacionados às mudanças climáticas e à relação da saúde com o meio ambiente.
O 1º ECOMMA tem o objetivo de capacitar os técnicos ambientais dos municípios em gestão ambiental; na adaptação e mitigação em mudanças climáticas em nível local, junto com a Defesa Civil, além do trabalho conjunto com saúde e meio ambiente. Minc reconhece o exemplo do RS na gestão ambiental municipal. "O RS está indo na direção que queremos, apostando nos municípios", declarou o ministro à Secretaria Executiva do Fórum de Mudanças Climáticas do RS e assessora técnica da Sema, Ana Cruzat.
(Sema, 10/11/2009)