Objetivo é conscientizar para a preservação do bioma
Porto Alegre é a 27ª cidade brasileira a receber o caminhão do projeto A Mata Atlântica É Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante, da Fundação SOS Mata Atlântica. Trata-se de um veículo totalmente adaptado que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a luta pela conservação da mata atlântica. O projeto visitará a cidade de amanhã até domingo e ficará estacionado no Parque Farroupilha.
Durante os cinco dias, serão realizadas atividades gratuitas de educação e conscientização ambiental para crianças e adultos, com destaque para as rodas de conversa sobre jornalismo ambiental e produção agrícola na mata atlântica, além de um espetáculo de manipulação de bonecos e do plantio simbólico de mudas nativas do bioma.
No primeiro dia, o horário de funcionamento é das 11h às 16h, e, nos demais, das 10h às 16h. "É muito importante que a população conheça a importância de se preservar a mata atlântica, pois, como o nome do projeto diz, ela também está presente aqui em Porto Alegre. Originalmente, a cidade tinha cobertura de 81% do bioma, hoje há apenas 7% de remanescentes", explica Nádia Aun, coordenadora da ação.
Em cada cidade por onde passa o projeto, a entidade seleciona um rio, córrego ou lago e realiza a coleta de água usando um kit de monitoramento. A análise engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros. Em Porto Alegre, a coleta acontecerá amanhã, às 11h, no lago Guaíba. O resultado com a avaliação da qualidade da água será divulgado ao final da estadia do projeto na cidade.
O Rio Grande do Sul originalmente tinha 48% do seu território no bioma. Com o tempo, a floresta foi sendo desmatada e, hoje, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam aproximadamente 8% da floresta original no Estado.
No Rio Grande do Sul, o projeto já passou por Passo Fundo e Caxias do Sul. Depois de passar por Porto Alegre, o caminhão visitará quatro cidades catarinenses: Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joinville, que será a última do ano a receber o projeto.
(JC-RS, 10/11/2009)