No município, são 25 catadores cadastrados para utilizar o espaço para se organizar.
Pensando em acabar com a exploração de catadores de rua, ao mesmo tempo proporcionando inclusão social e cuidados com meio ambiente, foi inaugurado no sábado, em Campo Bom, o Depósito de Resíduos Reciclados, chamado Entre Posto. O prédio com 300 metros quadrados, receberá o material dos catadores, que será enfardado, pesado e enviado à empresas recicladoras, em conjunto com o resíduo da Usina Municipal de Lixo. O novo espaço, permite um destino mais adequado ao lixo reciclável coletado e fica na Rua Álamo, 280 do Loteamento Industrial Sul.
São 25 pessoas cadastradas para utilizar o local. Entre elas, está o catador João Paulo de Oliveira Machado, 50 anos. Ele diz que o material que recolhia pelas ruas, era levado para a sua casa, acumulando lixo. "Agora não preciso mais acumular coisas na minha casa." João diz que por muito tempo foi explorado por compradores do material, que pagavam a metade do valor. "Sofri preconceito e fui muitas vezes destratado."
Conforme o prefeito Faisal Karam, o Entre Posto vai facilitar a vida dos catadores e conscientizar a população de que a reciclagem pode se revelar como uma fonte de riqueza. "Aqui, eles vão ter a oportunidade de realizar todo o processo de reciclagem e remunerados de forma correta", explica.
Preocupação também com meio ambiente
O projeto é uma parceria entre a Cooperativa de Construção Civil e Limpeza Urbana Ltda – COOLABORE e a prefeitura de Campo Bom, por meio o projeto de Integração Colabore e Catadores de Rua. Catadores da cidade são cadastrados desde 2001, ganhando a oportunidade de capacitações e orientações por meio de encontros.
A coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Gisela de Souza, diz que o projeto ajuda o meio ambiente. "Eles recolhem o que pode ser aproveitado, ganham pelo seu trabalho e ainda ajudam o meio ambiente." Os catadores cadastrados, levam o material reciclado das ruas até o Entre Posto, que vai enfardar e encaminhar a reciclagem para venda. Contatos: 3598-8600.
(Jornal VS, 10/11/2009)