A segunda etapa do Concurso Cultural Sustentabilidade Criativa, desenvolvido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e Rádio Encanto FM, foi concluída ontem com a divulgação da melhor proposta para economizar água no ambiente escolar. Das 433 sugestões participantes, a da aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Cenecista João Batista de Mello, Melina Oliveira Azevedo (16), foi escolhida a melhor. Como prêmio a estudante recebeu um notebook.
A entrega do presente ocorreu pela manhã. Integrantes da organização do concurso “invadiram” a sala de aula com cornetas e adereços, surpreendendo a turma que estava na aula de Língua Portuguesa. “Eles chegaram fazendo barulho e perguntaram quem tinha participado do concurso. Soube que era eu quando leram a proposta. Não esperava ser a escolhida. Fiquei muito feliz”, lembra Melina. A jovem, que ainda não tinha um notebook somente para ela, conta que resolveu participar da segunda fase do concurso por incentivo da professora de Biologia, Liana Johann.
“A turma inscreveu várias ideias. E a minha sugestão partiu de discussões dentro da sala de aula”, recorda. Melina propôs que a água utilizada nas pias e torneiras da escola seja reutilizada para lavar calçadas e regar plantas. Como realizar isso? “Precisa-se de uma caixa-reservatório com encanamento que leve para uma segunda, que contenha um filtro simples, com camadas sobrepostas de cascalho, areia e carvão ativado. Após a filtragem essa água vai para uma terceira caixa, com torneira, de onde ela pode ser reutilizada”, descreve a estudante.
Melina reforça que pretende participar das próximas etapas do concurso. Agora os alunos de todas as séries dos ensinos Fundamental e Médio de escolas de Lajeado, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Taquari, Muçum, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio e Teutônia terão que apresentar propostas para a preservação da água no bairro onde moram. As ideias podem ser inscritas até o dia 20. A seguinte, explica a bióloga Cátia Viviane Gonçalves, vai premiar a melhor sugestão para a cidade. Na última será escolhida a melhor de todas as fases. O educandário onde o aluno selecionado estuda vai ser contemplado com uma biblioteca e uma videoteca. Já a professora indicada no cupom levará um notebook.
Avaliações
Nesta fase do concurso, na opinião da professora da Univates, Jane Mazzarino, os participantes também se mostraram preocupados com o desperdício que observam nos banheiros e nos bebedouros. “A ideia vencedora propõe o reuso da água, algo em que devemos pensar com seriedade cada vez maior. Mas o que considero mais importante desta etapa é a necessidade de que a reflexão e a ação sobre as questões ambientais aconteçam a partir do âmbito coletivo.” O também professor da Univates Odorico Konrad ficou alegre em verificar a preocupação dos jovens com a questão ambiental. “A proposta de reuso da água é extremamente importante, pois nos faz acreditar que existirão dias melhores para o planeta.”
Já outra professora do Centro Universitário, Neli Teresinha Machado Galarce, destaca que “a sugestão foi selecionada devido à sua simplicidade e facilidade de ser posta em prática”. O presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schmitz, destaca que a ideia apresentada “é um prêmio para a aplicabilidade e iniciativa proposta de reuso, colocando ao bem natural água, mesmo após servida, um valor que garante sua sustentabilidade com aplicação de tecnologia. É simples, mas suficiente para possibilitar um outro uso da água”, descreve.
SaibaMais
Do dia 18 de agosto até o último sábado 29 escolas do Vale do Taquari foram visitadas pelos promotores do concurso. Além de divulgar cada fase, eles aproveitam para promover a oficina A Água e Eu. Até agora, 1.182 estudantes acompanharam as atividades.
(Por Simone Wachholz, O Informativo, 10/11/2009)