O telhado vivo (ou ecotelhado) da Livraria e Editora Via Sapiens está chamando a atenção do público que visita a Feira do Livro de Porto Alegre. A ideia é simples e ecologicamente sustentável, mas, mais do que uma questão estética, reduz impactos ambientais.
"Oferece conforto térmico, ajuda a aumentar a área verde da cidade e melhora as drenagens urbanas", elenca o agrônomo Toni Backes, que cuida da ornamentação do projeto da banca. O telhado verde traduz a proposta da Via Sapiens, que tem seu trabalho voltado para a venda de livros de ciências do ambiente, como Botânica, Agroecologia e Agricultura.
Para quem se interessou pela proposta, Backes revela que escolheu plantas suculentas para compor o telhado, porque elas não precisam ser regadas com tanta frequência. O agrônomo usou também temperos, como cebolinha e manjericão, e, de flores, a Verbena Nativa e a Onze Horas para dar um colorido ao espaço. Já existe um projeto de lei federal que quer incentivar a construção de mais ecotelhados em cidades com mais de 500 mil habitantes.
(Correio do Povo, 10/11/2009)