A Comissão Europeia (CE) e a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) colocaram nesta segunda-feira (09/11) em atividade um registro público que permitirá consultar os níveis de contaminação das instalações industriais da União Europeia. "A transparência é um instrumento fundamental para os avanços no ambiente", assinalou em comunicado o comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas.
A porta-voz comunitária do Meio Ambiente, Barbara Helfferich, assinalou que Bruxelas espera que a medida facilite o acesso dos cidadãos à informação e ajude a participar ativamente no processo de tomada de decisões sobre meio ambiente.
O registro inclui dados anuais sobre até 91 substâncias poluentes liberadas na atmosfera, na água e no solo por parte de 24 mil instalações dedicadas a 65 tipos de atividades econômicas. "Qualquer pessoa pode investigar agora quanta poluição estão liberando nas águas e na atmosfera nas instalações localizadas próximas de sua região", ressaltou a diretora-executiva da EEA, Jacqueline McGlade.
O Executivo comunitário explicou que o registro abrange 30% das emissões de óxidos de nitrogênio e 76% das de óxidos de enxofre nos 27 países-membros e em Noruega, Islândia e Liechtenstein. Os interessados podem consultar o registro (dados a partir de 2007) na página de internet e realizar buscas a partir do nome ou da localização da unidade industrial.
(G1 / AmbienteBrasil, 10/11/2009)