Na tarde do último domingo (8/11) militantes do PSOL fizeram um ato público na Feira do Livro de Porto Alegre pela revogação da Lei Complementar 470, que estaria descumprindo a legislação ambiental ao permitir construções na Ponta do Melo, faixa de orla do Guaíba onde antes havia o antigo Estaleiro Só, no bairro Cristal, zona sul da Capital.
Munidos de faixa e dizeres contra a descaracterização do Guaíba como rio, que passou a ser chamado de lago após a Lei 4771 de 1965, os manifestantes distribuíram panfletos e fizeram uma passeata na Praça da Alfândega atraindo simpatizantes da causa ambiental. Estavam presentes os vereadores Pedro Ruas (PSOL) e Fernanda Melchionna (PSOL) e a deputada federal Luciana Genro (PSOL), além do presidente estadual da sigla, Roberto Robaina.
Se aprovado, o Projeto de Lei Complementar nº 016/09, de autoria da bancada do PSOL na Câmara Municipal de Porto Alegre, revoga da Lei Complementar 470 e extingue toda a legislação subsequente, impedindo assim a construção de espigões na Ponta do Melo.
(Por Carla Kunze, Gabinete do Vereador/Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 09/11/2009)