Uma novidade para qua-lificar a coleta seletiva em Santa Maria é a implantação dos ecopontos. Quem já fazia sua parte para ajudar o meio ambiente separando o lixo em casa, agora vai ter a ajuda do poder público para continuar essa prática ecologicamente correta. Os ecopontos são caixas coletoras com compartimentos separados para o depósito de material reciclável: metais, vidros, papéis e plásticos. Em julho deste ano, o contrato para manutenção do sistema de conteineres em Santa Maria foi renovado com a empresa responsável, a PRT, e, segundo o Secretário de proteção Ambiental, Laurindo Lorenzi, foi uma exigência do prefeito o empenho da PRT no avanço da coleta seletiva na cidade.
Hoje, às 11h, uma reunião entre a Secretaria de Proteção Ambiental e o comando da Brigada Militar irá definir os locais onde os 15 ecopontos serão instalados nos 14 bairros já definidos (Centro, Tancredo Neves, Patronato, Urlândia, Medianeira, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora das Dores, Rosário, Perpétuo Socorro, Camobi, São José, Salgado Filho, Itararé e Santa Marta). A análise dos pontos levará em consideração a segurança dos locais, para evitar casos de vandalismo como tem acontecido com os contêineres. Serão locais próximos a postos policiais, onde tenha vigilância do município ou condomínios com vigilância 24 horas, fatores que podem garantir a segurança dos ecopontos. Caso nas regiões já definidas não seja detectado um local seguro, Prefeitura e BM definirão outro bairro.
“A implantação dos ecopontos é um plano piloto. É o início de uma revolução na coleta seletiva no município. É inadmissível que uma cidade do porte de Santa Maria não tenha um sistema efetivo e bem estruturado de coleta seletiva”, salienta o secretário. Com a aprovação do novo sistema, a expectativa da Prefeitura é que se chegue ao número de 150 ecopontos, que desde sua implantação terá recolhimento diário em todos os locais.
Depois de acordos com a empresa, o prazo para a instalação dos contêineres expirou em 30 de outubro, mas a PRT não foi multada pelo município pois os ecopontos já estavam disponíveis até a data limite, só não foram implantados devido a um pedido de mais tempo da Prefeitura para estudar cuidadosamente os locais para instalação. Um ecoponto está exposto na Feisma, no Centro Desportivo Municipal. Este será o primeiro dispositivo instalado, assim que encerrar esta edição da Multifeira - o destino dele é a Rua Venâncio Aires, ao lado da guarita de vigilantes municipais, na entrada do estacionamento do Centro Administrativo Municipal. A região central da cidade contará com dois ecopontos.
(A Razão, 09/11/2009)