Devido à alta do nível do rio Quaraí em 10 metros acima do nível normal, o prefeito do município, João Carlos Vieira Gediel, solicitou, neste sábado (7), apoio da Coordenaria Estadual da Defesa Civil. As fortes chuvas dos últimos dias e o aumento do nível do rio afetaram 121 famílias.
Destas, 115 estão desalojadas e foram para a casa de parentes e amigos. Outras seis que ficaram desabrigadas estão em alojamentos mantidos pela prefeitura.
À Defesa Civil do Estado, o prefeito Gediel pediu o envio de cestas básicas, que serão encaminhadas para socorrer as famílias afetadas. Até o momento, Quaraí foi o único município do Rio Grande do Sul a solicitar apoio em decorrência das fortes chuvas das últimas horas.
Desde 7 de setembro - Dia da Independência -, 75 municípios do Estado decretaram situação de emergência. Entre os motivos, destacam-se danos em estradas, destelhamentos de moradias e prédios públicos, e prejuízos à produção agrícola, causados por fortes chuvas, enxurradas, granizo e vendavais.
(Governo do RS, 09/11/2009)