Os mais de 62 milímetros de chuva que foram registrados no bairro Tristeza, zona Sul de Porto Alegre, até as 18h de sábado, causaram alguns dos principais problemas dos moradores da região. A região foi a mais atingida de Porto Alegre e exigiu a ação da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros nos bairros Camaquã, Cristal, Teresópolis, Guarujá, Ipanema e Cavalhada.
Na avenida Vicente Monteggia, próximo ao número 546, o excesso de água numa área de escavação para uma obra causou a queda de um muro e de parte da parede de um condomínio. No bairro Teresópolis, no acesso 10, uma árvore caiu sobre a casa 46. Já na vila Cefer II, a residência 161, no acesso 10, foi parcialmente atingida pela queda de um muro.
A Defesa Civil também deslocou uma equipe para atender a outro problema ocorrido em uma área de escavação na rua Albert Robert Jr. No local, parte da parede da casa de número 140 apresentou rachaduras. Na rua Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, uma árvore de grande porte caiu sobre os fios da rede de energia e sobre parte de uma residência, de número 5855, deixando os moradores sem luz.
"Nós havíamos solicitado a presença da Smam aqui, pois essa árvore já dava sinais de que poderia cair. Agora, até mesmo o acesso à casa foi trancado", disse o morador João Souza. De acordo com Valdemar Pinheiro, da Defesa Civil municipal, muitas ruas e avenidas da zona Sul enfrentam alagamentos. "A chuva foi mais concentrada nesta região, mas não precisamos remover nenhuma família de suas residências", assinalou.
O volume de precipitação anotado nesse fim de semana representa quase a metade do volume esperado para novembro - dentro da série histórica do mês.
(Correio do Povo, 09/11/2009)