Até domingo, projeto da SOS Mata Atlântica pretende mostrar como preservar a natureza
Atenta, a estudante Raquel Pinheiro Garcia, 12 anos, acompanhava uma explicação sobre o ciclo das águas na tarde de ontem, no largo da prefeitura. Pela manhã, a menina coletou com colegas amostras de água do Arroio Tega. O material foi entregue no caminhão da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, que iniciou nesta quarta-feira um projeto educativo que segue até domingo na cidade.
Depois de ouvir palestra e assistir a vídeos, Raquel falou:
– Foi muito bom. Entendi mais sobre a importância das árvores para a preservação do meio ambiente e da água. Você sabia que, se não tivesse árvores, não haveria água? – perguntava animada a menina.
De acordo com o educador ambiental da SOS Mata Atlântica, Lemuel Santos Rex, essa é a intenção do projeto: levar o conhecimento para o maior número de pessoas sobre o bioma mata atlântica.
No caminhão, uma biblioteca está à disposição da comunidade. Há mostra fotográfica e de vídeos ambientais. Para os pequenos, maquetes e jogos interativos gigantes serão usados a partir de hoje. Em Caxias, o projeto recebe um reforço do Instituto Etnia Planetária, que conseguiu patrocínios para o transporte de crianças pobres até o caminhão.
(O Pioneiro, 05/11/2009)