“No último fim de semana, coincidentemente na ausência de grande parte dos moradores, equipes credenciadas pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) procederam a poda de muitas árvores, revelando ignorância e insensibilidade. Apesar dos protestos de muitas pessoas, prosseguiram na sua faina criminosa alegando que estavam autorizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam). Inacreditável supor que desconheçam que estamos na primavera, época na qual as flores desabrocham, os pássaros fazem seus ninhos e a natureza renasce. Além disso, trata-se de árvores que estão preservadas por tombamento!
Se, de fato for confirmado que essas equipes estavam com autorização para perpetrar este crime, é de se mobilizar o atuante Ministério Público, que certamente saberá enquadrar os insensíveis predadores da natureza, pois crime ambiental dá cadeia.”
Contraponto
O que diz Carmeli Antonia Cassol, gerente da Zonal Norte da Smam
- Vistoriamos o local no dia 3. A poda da CEEE objetiva liberar e manter a rede de média tensão sem interfência de obstáculos. O contato com a fiação pode ocasionar curto circuitos, com possibilidade de acidentes ou interrupção no fornecimento de energia. Apesar do impacto visual, a poda caracteriza serviço de utilidade pública e interesse social, pois a energia elétrica é imprescindível.
(Texto enviado por Raul Agostini, Zero Hora, 05/11/2009)