Moradores do bairro Rio Branco, em Canoas, reclamam que a água vem apresentando cheiro ruim e às vezes coloração marrom. Eles afirmam que a falta d''água passou a ser rotina nas duas últimas semanas no bairro. Segundo Paulo, morador da rua Paes Leme, em alguns dias é impossível tomar água da torneira.
"As faltas constantes atrapalham a nossa rotina, como tomar banho e os serviços de casa", relatou. A dona de casa Kelly, há 12 anos no bairro, disse que é a primeira vez que ocorrem problemas no fornecimento de água. Os moradores reclamam ainda de problemas de saúde, como doenças estomacais, provocados pela má qualidade da água.
Conforme a Corsan, acidentes na rede causaram a interrupção do abastecimento na última semana. A companhia explicou que, quando o fornecimento é normalizado, devido à pressão, os primeiros jatos têm um pouco de terra. Os incidentes ocorreram durante a realização de obras da prefeitura junto ao viaduto na av. Guilherme Schell, ainda em execução. As melhorias têm como finalidade reduzir os problemas de cheias quando ocorrem temporais.
(Correio do Povo, 05/11/2009)