A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira (03/11) a previsão de que, quando o inverno chegar ao hemisfério norte, os casos da nova gripe aumentarão.
"Ainda não vimos o pico dos casos, isso ocorrerá em janeiro ou fevereiro, quando o inverno estiver totalmente instalado nas áreas temperadas do norte", assinalou em coletiva de imprensa o porta-voz da OMS, Gregory Hartl.
O porta-voz negou, além disso, que se possa falar de uma "segunda onda" do vírus e afirmou que o que está sendo vista "é a normal intensificação da atividade do vírus gripal durante o inverno".
Em relação à vacina contra a gripe e aos questionamentos sobre sua efetividade, Hartl assegurou que "por enquanto é a arma mais eficiente para lutar contra o vírus", e defendeu seu uso, especialmente entre os grupos de risco.
Sobre os efeitos secundários, o porta-voz explicou que os que apareceram até agora foram "poucos, leves e já eram esperados". Segundo os últimos dados da OMS, o número de casos de contágio da gripe confirmados no mundo chega a 440 mil e o de mortos pela doença a 5.700.
(G1 / AmbienteBrasil, 04/11/2009)